This project consists of the rehabilitation of an old stone house, attached to an apartment building, however, with good sun exposure and the privilege of privacy on a small terrace protected from the movement of the street.
With a small area of implantation, the objective was to hierarchize the areas by floors, adapt the space to contemporary ways of living, increasing both the functional capacity and the quality of the uses and, simultaneously, maintaining the image and construction characteristics.
On the entrance floor, we chose to distribute the living area and the kitchen in a large space in which we use the kitchen furniture to create a partition marked with green valchromat and with a small glass, creating a sculptural element. It was intended to minimize as much as possible the areas lost to circulation or irregularities.
The communication with the lower floor, where the sleeping area and the bathroom are located, is made through a discreet staircase, which ends in a small hall to the bedroom and where you find the washbasin area to support the sanitary installation. This is equipped with zenith lighting. The stairwell was designed to integrate the storage and wardrobe area of the room, in order to maximizing space.
Some personalized elements such as the design of all furniture and he care of choosing every detail enriches the experience of using this space.
pt
Este projeto consiste numa reabilitação de uma casa antiga em pedra, anexa a um edifício de apartamentos tendo, contudo, uma boa exposição solar e o privilégio da privacidade de um pequeno terraço resguardado da movimentação da rua.
Tratando-se de um edifício com uma reduzida área de implantação, o objetivo passou por hierarquizar as áreas por pisos, adequar o espaço às formas de viver contemporâneas aumentando tanto a capacidade funcional como a qualidade dos usos e, simultaneamente, manter a imagem e as características da construção.
No piso da entrada optou-se pela distribuição da zona de estar e da cozinha num espaço amplo no qual se tirou partido do mobiliário da cozinha para criar uma divisória marcada com valchromat verde e com um pequeno óculo, criando um elemento escultórico. Pretendeu-se minimizar o mais possível as áreas perdidas para a circulação ou irregularidades.
Aproveitou-se o vão do telhado com o sistema construtivo aparente para aumentar o pé direito e assim maximizar a sensação de espaço, apoiado na utilização de superfícies brancas. As vigas assumem aqui um papel importante ao integrarem o sistema de iluminação.
A comunicação com o piso inferior, onde se localiza a zona de dormir e a casa de banho é feita através de uma escada discreta, que acaba num pequeno hall para o quarto e onde se depara com a zona de lavatório de apoio à instalação sanitária. Esta é dotada de iluminação zenital. O vão da escada foi pensado para integrar a zona de arrumos/roupeiro do quarto, numa óptica de maximização do espaço.
Atribuiu-se algum protagonismo ao uso de elementos personalizados, por exemplo, no desenho de todo o mobiliário, e no cuidado de escolha de cada detalhe que enriquecem a experiência do espaço
creative process
awards
Atelier stu.dere, foi distinguido pelos Prémios Lusófonos de Arquitectura e Design de Interiores, com o prémio BRONZE, pela obra da Casinha das Lapas, na categoria Arquitectura, subcategoria Habitação – Reconstrução.